“Sunday best trata de um momento histórico e contemporâneo. O trabalho é único no sentido de que representa a perspectiva de inúmeras pessoas que vivem na pobreza no mundo todo e a presença de espírito e o orgulho em todos nós que luta para superar a marginalização e tornar possível um mundo diferente.
A obra foi...
- Dados técnicos
Sunday Best, 2014. Da série Witness | Escultura
Haroon Gunn-Salie
- Ações VB
- 19º Festival
- Outras conexões
“A obra olha para os campos das ciências sociais do desenvolvimento da comunidade e dos jovens, bem como para o trabalho de base e o ativismo, do ponto de vista de sua concepção.
Sunday best foi apresentado na exposição site-specific WITNESS, situada num sobrado abandonado na periferia do District Six que foi transformado por um dia para abrigar uma série de instalações e intervenções. Cada um dos trabalhos apresentados assume uma metodologia prática colaborativa baseada no diálogo.
Prosseguindo e aprofundando meu trabalho com moradores do District Six, realizei uma continuação da exposição em uma das novas casas durante a segunda fase da reformulação do District Six em 2013. A região para onde as pessoas foram enviadas foi rebatizada como ‘Zonnebloem’ (girassol) na década de 1960, que ainda é seu nome oficial, como forma de eliminar sua história permanentemente. Por isso, encenei a obra site-specific Zonnebloem Renamed, na qual alterei as placas de rua de ‘Zonnebloem’ para ‘District Six’ usando letras de vinil. O efeito deste projeto é que todas as 13 placas ainda estão lá, dois anos depois”.
Entrevistas com o artista:
Young South Africa: Haroon Gunn-Salie | It’s Time to Tell a New Story, entrevistado por Jessica Hunkin (Between 10and5, jun. 2015). [eng]
89plus | Haroon Gunn-Salie, entrevistado por Missla Libsekal (Another Africa.net, Mar. 2014). [eng]
- Anexos
In the viewing room, exposição de Haroon na Goodman Gallery Johannesburg (fev. 2014). [eng]