Father's Footsteps

2012
Vygandas Simbelis
publicado em 02.07.2013
última atualização 18.12.2014

"O projeto reflete a história da minha família e a experiência de ter sido deportado da Lituânia para a Sibéria (Rússia) na época da União Soviética. A obra também se refere à minha vida e trabalho entre Suécia e Lituânia. Aqui, tento combinar essas duas histórias pessoais, envolvendo...


Leia mais +

"O projeto reflete a história da minha família e a experiência de ter sido deportado da Lituânia para a Sibéria (Rússia) na época da União Soviética. A obra também se refere à minha vida e trabalho entre Suécia e Lituânia. Aqui, tento combinar essas duas histórias pessoais, envolvendo também aspectos políticos e históricos de meu país de origem. 

Father's Footsteps foi filmado na Sibéria em 2012, onde meu pai, Leonas Simbelis, havia sido criado. O trabalho, que segue em andamento, faz parte de um projeto artístico e de pesquisa que reúne entrevistas com pessoas deportadas e outros indivíduos que se relacionam diretamente a um discurso migratório. Entre os quais, a principal figura da Lituânia na revolução para a independência da USSR, Vytautas Landsbergis, recentemente entrevistado.

As imagens documentais são um método comumente usado para medir e refletir a escala monumental das mudanças na sociedade contemporânea. Essas imagens são altamente estetizadas. Como um cruzamento entre arte e jornalismo, a imagem documental nos permite questionar a veracidade dos eventos ocorridos no mundo sob diversos pontos de vista, oferendo várias realidades desconfortáveis, ao invés de uma única visão de mundo facilmente digerível. Em uma época em que o volume de informações é gigantesco, a imagem documental confere uma face humana à esses dados e, em alguns casos, resume de forma elegante uma situação complexa. 

Meu trabalho é uma tentativa de conciliar a arte conceitual às práticas do documentário, lidando com temas políticos, econômicos e sociais, e incluindo aspectos da vida pessoal e familiar. Com a obra, questiono algumas convenções do documentário, apresento o cinema e a fotografia como práticas sociais capazes de responder ao mundo e seus problemas.

O projeto se iniciou logo após minha mudança para a Suécia. A distância é poderosa. Quando você deixa seu país à força ou por decisão própria, seus sentimentos e emoções ficam mais fortes. E, talvez seja saudável tomar uma certa distância, mas o ato de deixar seu país natal pode desencadear algumas reações ocultas.

A experiência pessoal do meu pai é mostrada no filme. Durante muito tempo, a língua dos invasores, o russo, tornou-se sua primeira língua. Quando canta em russo, no local onde ele e sua família foram deportados, levanta questões relativas à tirania e à desesperança desse tipo de situação política. Talvez isto afete não só minha prática artística, mas também minha vida pessoal."


Vygandas Simbelis em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Father’s Footsteps (2012) | Vygandas Simbelis
Vídeo | 4’54”, estéreo, cor, 16 : 9

 

Excerto de Father’s Footsteps (2012)

Depoimento Vygandas Simbelis | 18º Festival

Artista lituano apresenta seu vídeo, realizado a partir de viagem com seu pai – deportado quando criança para a Sibéria durante a invasão soviética em seu país –, na qual refizeram os caminhos percorridos pela família durante o exílio forçado 

In the wild steppes of Transbaikalia | Pyatnitsky Choir

Canção folk russa

Ações VB
18º Festival
Outras conexões

"Como meu pai não conseguiu cantar um trecho da música [em Father's Footsteps], substituí a parte que faltava por imagens da viagem que fizemos e por uma canção original daquele período, Over the wild steppes of Trans-Baikal, interpretada pelo coral de música folk russa, Pyatnitsky State Academic Russian Folk Choir."

No Acervo VB
Comentários