Mirror

2012
Tiécoura N'Daou
publicado em 31.07.2013
última atualização 07.01.2015

“Minhas pesquisas para este trabalho partem não só de questionamentos sobre minha obra e eu, mas também sobre o mundo e nossa relação com o meio-ambiente. Em minha abordagem ao processo criativo, os aspectos poético e estético estão muito presentes. Eu me inspiro na tradição africana (a arte da adivinhação...


Leia mais +

“Minhas pesquisas para este trabalho partem não só de questionamentos sobre minha obra e eu, mas também sobre o mundo e nossa relação com o meio-ambiente. Em minha abordagem ao processo criativo, os aspectos poético e estético estão muito presentes. Eu me inspiro na tradição africana (a arte da adivinhação pela água). 

A água – elemento de emoção, sensibilidade e quietude – é o grande espelho do nosso Mundo. Nesse vídeo, eu afrouxo certos planos semânticos para representar a água como um espelho. Um símbolo precioso da adivinhação, o espelho contém em si o visível e o invisível, o conhecido e o desconhecido. 

A água é o berço da existência; o homem parte em sua descoberta, vasculhando seu passado para planejar seu futuro. Ele encontra momentos misteriosos de sonho, inspiração e relaxamento. A imagem do espelho é também um convite a respeitar esse recurso natural, que é um elemento sem preço para a humanidade”.


Tiécoura N’Daou​ em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Mirror (2012) | Tiécoura N’Daou
Vídeo | 5’01”, estéreo, cor, 16 : 9

Mirror (2012)

Depoimento Tiécoura N'Daou | 18º Festival

O artista fala do espelho como elemento central de seu trabalho. Possibilidade de representação do mundo, é usado no Mali, seu país de origem, como forma de adivinhação do futuro,  bem como fonte de revelação do que ocorreu no passado. 

Peter Doig (2013) | Scottish National Gallery

Ações VB
18º Festival
Sobre modos de ver
Outras conexões

Bill Viola e as pinturas de Peter Doig são algumas das referências do artista.

No Acervo VB
Comentários