Projektion

2007
Rodrigo Garcia Dutra
publicado em 22.07.2013
última atualização 09.01.2015

"Em Projektion, um filme abstrato de Hans Ritcher, Rhythm. 23, é projetado sobre uma das primeiras casas modernistas no Brasil construída na Rua Itápolis por Gregori Warchavchik.

Hans Richter (1888-1976) foi um pintor alemão, artista gráfico, vanguardista, pesquisador e produtor. Ele viveu em Berlim, fazendo experiências com cinema...


Leia mais +

"Em Projektion, um filme abstrato de Hans Ritcher, Rhythm. 23, é projetado sobre uma das primeiras casas modernistas no Brasil construída na Rua Itápolis por Gregori Warchavchik.

Hans Richter (1888-1976) foi um pintor alemão, artista gráfico, vanguardista, pesquisador e produtor. Ele viveu em Berlim, fazendo experiências com cinema abstrato, ao mesmo tempo que Warchavchik no Brasil construía as primeiras casas modernistas no país.

Nenhum dos dois tinha ligação direta com a Bauhaus, apesar de Warchavchik ter estudado com Walter Gropius em anos anteriores, e Hans Richter trabalhar com assistentes que passaram pela escola.

Em 2010, tornei-me vizinho desta casa, que foi construída por Warchavchik na década de 1920 e inaugurada em 1930, com uma exposição de artistas modernistas. Oitenta anos depois, eu estava ali, na casa que hoje é residência do neto de Warchavchik e sua esposa, filha de uma importante editora de moda no Brasil. Uma casa que foi construída como símbolo do funcionalismo universal torna-se um ícone de prestigio e bom gosto.

Gregori Warchavchik (1896-1972) é uma figura chave para compreender as relações entre arte e arquitetura, a arte europeia de vanguarda e o modernismo latino-americano.

Sua casa me intriga por sua simplicidade e beleza, mas também pela sua importância histórica e valor iconográfico. Ela representa o primeiro esforço em trazer para o Brasil o Estilo Internacional."


Rodrigo Garcia Dutra​​ em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Projektion (2011) | Rodrigo Garcia Dutra
Videoinstalação | Back projection, 3’22”, sem som, p&b, 4 : 3, loop

Projektion (2011)

Rhythm 23 (1923) | Hans Richter

Depoimento Rodrigo Garcia Dutra | 18º Festival

Um voyeur da utopia modernista, assim se define o artista.  Em depoimento fala das possíveis relações que atualmente podem ser estabelecidas com o ideário desse passado cultural, portador da beleza de uma nostalgia perdida

Orfeu Negro (1959) | Marcel Camus

Ações VB
18º Festival
Outras conexões

Realizado um ano antes de Projektion, o vídeo Capanema Carnaval (Deformações no Universo Plano III) (2010) aponta mais elementos para se entender a relação da obra de Rodrigo Garcia Dutra com a arquitetura. Sobre isso, o artista comenta: "Me aproprio de um trecho do filme Orfeu Negro inspirado na peça Orfeu da Conceição de Vinicius de Morais e na lenda grega de Orfeu e Euridice. A tomada começa pela fachada do edifício Capanema, um dos primeiros prédios modernistas do país, composto por uma grade de concreto, aço e vidro. A sequência move-se para a grade do tecido urbano, onde o carnaval acontece e subverte essa ordem."

No Acervo VB
Comentários