At Five in the Afternoon

2012
Mahmoud Khaled
publicado em 05.08.2013
última atualização 15.09.2014

"Eu não vejo esta obra como baseada numa pesquisa intensiva e sim como um acúmulo de diferentes experiências, fases artísticas e áreas de interesse. 

Em 2009, realizei uma residência de três meses em Barcelona, pesquisando sobre touradas enquanto esporte e indústria, mas também enquanto prática performática...


Leia mais +

"Eu não vejo esta obra como baseada numa pesquisa intensiva e sim como um acúmulo de diferentes experiências, fases artísticas e áreas de interesse. 

Em 2009, realizei uma residência de três meses em Barcelona, pesquisando sobre touradas enquanto esporte e indústria, mas também enquanto prática performática espetacular fascinante. Através dessa pesquisa, consegui coletar e capturar muitas imagens e materiais relacionados ao tema, ente eles o vídeo dos dois toureiros que é projetado no cinema como parte deste trabalho. Estas imagens ficaram guardadas em meu arquivo durante quase três anos. Eu não conseguia superar meu fascínio e empolgação com o tema e sinceramente não sabia o que fazer com esse material bem-humorado.

Em 2012, frequentei um programa de pós-graduação de um ano em Beirute, Líbano. Durante esse período, eu estava basicamente tentando me recuperar de um bloqueio criativo resultante de complexidades sociopolíticas e de meus próprios estados emocionais. Eu estava combatendo a depressão e a ansiedade de uma maneira criativa e buscando coisas relacionadas ao Amor, à Vida Social e à Política. Foi assim que surgiu o texto desta obra.

Um dia, eu estava procurando imagens em meu arquivo para finalizar a produção de outro projeto e acidentalmente me deparei com as imagens do toureiro. Comecei a editá-las juntamente com o texto. Então, juntas, elas se tornaram uma obra em vídeo.

Mais tarde, decidi levar a obra um passo adiante. Eu queria colocá-la num terceiro lugar, para criar uma distância positiva e dinâmica tanto conceitual quanto emocionalmente, então a projetei num cinema com apenas um homem assistindo."


Mahmoud Khaled em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

At Five in the Afternoon (2012) | Mahmoud Khaled
Videoinstalação | 6’, estéreo, cor, 16 : 9, loop

Excerto de At Five in the Afternoon (2012)

Depoimento Mahmoud Khaled | 18º Festival

O artista apresenta sua obra gravada em uma corrida de touros, em Barcelona, e em uma sala de cinema em Beirute, no Líbano. Fala do centro de interesse de seu trabalho: a construção de identidades em ambientes sociais virtuais, como o cyberespaço

A Single Man (2009) | Tom Ford

"Esta cena magnífica de A Single Man, que assisti em 2009, teve um impacto emocional e inspirou a realização de At Five in the Afternoon", explica o artista.

Ações VB
18º Festival
Outras conexões

"O texto Gayja-vu? (2010), escrito por um blogueiro gay do Cairo (Thoughts and Confessions of a Testosterone Addict!), ficou na minha cabeça por um tempo e tinha quase certeza de que voltaria a ele mais cedo ou mais tarde, quando estivesse formulando um novo trabalho. Isto aconteceu em 2012, com esta obra", explica o artista.


O poema Lament for Ignacio Sanchez Mejias (1935), de Federico Garcia Lorca inspirou o título e boa parte do conteúdo de At Five in the Afternoon.

No Acervo VB
Comentários