The End of Time

2013
Akram Zaatari
publicado em 11.05.2013
última atualização 28.08.2014

"Eu venho explorando a ideia de FIM e seu significado há algum tempo. Um fim pode representar um início em outro lugar. E o que é ele? Como vivemos a ideia do FIM? Uma das principais questões do homem é: o que acontece após a morte? O que acontece após o fim da humanidade? O fim dos tempos. Quais são as coisas materiais que talvez...


Leia mais +

"Eu venho explorando a ideia de FIM e seu significado há algum tempo. Um fim pode representar um início em outro lugar. E o que é ele? Como vivemos a ideia do FIM? Uma das principais questões do homem é: o que acontece após a morte? O que acontece após o fim da humanidade? O fim dos tempos. Quais são as coisas materiais que talvez possam permanecer para testemunhar as emoções da vida e as relações sociais?

Eu criei esta obra para a Documenta13, em 2012. Tratava-se de um acompanhamento ao projeto Time Capsule, que apresenta um roteiro possível para um cenário de preservação da Arab Image Foundation. Esse filme embasa o gesto arquitetônico — apresentado por Time Capsule no Parque Karsaue, em Kassel — em uma história humana. Eu acredito que a conexão dos seres humanos com a preservação começa pela preservação da vida, face à morte inevitável, e a preservação do amor e do desejo, face à sua volatilidade. O que permanece após o amor e o desejo deixarem de existir são as coisas materiais, inertes como roupas e pertences.

Após realizar Tomorrow Everything Will Be Alright, eu senti que faltavam personagens na tela, então eu quis trabalhar com figuras humanas. The End of Time é uma dança para três personagens e, ao mesmo tempo, uma parábola sobre os inícios e fins do amor. A obra é sobre dois amantes que se conhecem e vão embora, conhecem outras pessoas e as deixam, como se recitassem repetidamente uma condição humana básica. Mas ao fazê-lo, eles deixam rastros materiais. É aí que a ideia de um museu começa."

Akram Zaatari em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

The End of Time (2013) | Akram Zaatari
Video | 14’14”, estéreo, cor, 16 : 9, loop

Excerto da obra

Depoimento Akram Zaatari | 18º Festival

O artista relata a experiência de trabalhar com atores e com um roteiro pré-determinado, no que ele chama de uma “coreografia para três bailarinos”. Fala dos problemas com a nudez e com a representação do sexo no Oriente Médio, mas também em todo o mundo

PROGRAMAS PÚBLICOS | FOCO 2: 18º FESTIVAL: VETORES E INFLEXÕES | TERRITÓRIOS DO SUL: EXPERIÊNCIAS, CIDADES E FRONTEIRAS (PARTE 1) 

Convidados debatem questões que perpassam as exposições desta edição do Festival e temas norteadores das curadorias de Panoramas do Sul e 30 anos

PROGRAMAS PÚBLICOS | FOCO 2: 18º FESTIVAL: VETORES E INFLEXÕES | TERRITÓRIOS DO SUL: EXPERIÊNCIAS, CIDADES E FRONTEIRAS (PARTE 2) 

Time Capsule - Kassel. Documenta(13) | Akram Zaatari

Trailer | Olhar sobre os Olhares de Akram Zaatari (2004) | Alex Gabassi

Este vídeo, que integra a série Videobrasil Coleção de Autores, analisa e comenta a produção do libanês Akram Zaatari

Ações VB
Akram Zaatari - Amanhã Vai Ficar Tudo bem
18º Festival
Trajetos de Submissão
O infinito entre Geometria Descritiva e The End of Time
No Acervo VB
Comentários