The Current Situation

2015
Pedro Barateiro
publicado em 02.10.2017
última atualização 02.10.2017

No meu processo de trabalho, a pesquisa não é muito óbvia, mas sim um conjunto de ideias que vão surgindo e para as quais eu tento encontrar significado. A obra The Current Situation [A situação atual] tenta encontrar semelhanças em dois eventos bastante distintos que presenciei e tentei relacionar. Um dia, acordei e, literalmente pela minha...


Leia mais +

No meu processo de trabalho, a pesquisa não é muito óbvia, mas sim um conjunto de ideias que vão surgindo e para as quais eu tento encontrar significado. A obra The Current Situation [A situação atual] tenta encontrar semelhanças em dois eventos bastante distintos que presenciei e tentei relacionar. Um dia, acordei e, literalmente pela minha janela, vi duas ações bastante específicas acontecendo: bem em frente ao meu apartamento, estavam cortando a última de três palmeiras devido a uma infestação de escaravelhos; ao mesmo tempo em que isso estava acontecendo, eu ouvia também os sons de manifestantes em frente à Assembleia da República, protestando contra as medidas de austeridade. O som desses dois eventos se misturou e comecei a relacioná-los e procurar seu sentido.

 

Essa obra é a continuação de um trabalho que venho desenvolvendo em que o vídeo e a escultura se encontram para criar um momento particular na relação com o espectador. Tenho como ponto de partida a necessidade de descontruir a ideia de autor que, aliás, tem sido uma forma de capitalizar o nome do artista e da sua obra com o pressuposto de que se torna mais simples chegar até o público com uma narrativa equilibrada a nível formal. Apesar de existirem semelhanças formais e conceituas na minha obra, essa não é uma preocupação. Há a presença da escrita, utilizada na narração dos vídeos, que existe em obras anteriores.

 

Penso que a obra tenta ligar dois eventos bastante reais e específicos de forma a demonstrar que tudo está ligado. E a economia, mais especificamente as correntes do capitalismo ou do neoliberalismo, foi desenhada para copiar e imitar padrões que existem na natureza, e isso faz com que tenha uma força incrível, também bastante destrutiva. Neste trabalho, procurei refletir sobre a situação que se viveu em todo o mundo, e em particular no sul da Europa, após a crise financeira que começou em 2008. O que eu fiz foi trabalhar a ideia de que os países do sul da Europa que estavam numa situação econômica mais delicada eram os mesmos que tinham a praga nas palmeiras. Há a tentativa de encontrar uma relação entre um acontecimento natural e um acontecimento social e econômico, quase como se tivessem influenciado um ao outro.

 

Pedro Barateiro em depoimento a PLATAFORM:VB (Agosto 2017)


Reduzir texto -
Dados técnicos

The Current Situation2015 | Instalação
Pedro Barateiro

Ações VB
20º Festival
Outras conexões

Por um lado, a biologia e, por outro, a economia. O vídeo começa com um prólogo onde se podem ler três notícias recentes. A primeira é o fato de a palavra “cultura” ter sido considerada pela versão online do dicionário Merriam-Webster a palavra de 2014, já que foi das palavras mais procuradas nesse ano. O segundo é a notícia da morte trágica de uma girafa que estava sendo transportada ilegalmente na África do Sul. E a terceira é fato de a editora de obituários da revista The Economist ter considerado o ano de 2014 como o ano do “Adeus ao escapismo”, considerando que, a partir de agora, é impossível escapar, isto é, para onde se vá, haverá sempre uma ligação de internet para nos conectarmos com o resto do mundo. Existem muitas áreas do conhecimento que me interessam, não necessariamente relacionadas com a arte, apesar de eu considerar que a arte, de alguma forma, se reflete em todas as áreas da vida.

 

Os esforços de Pedro Barateiro para chegar ao presente, por Nuno Crespo (Público, 2015) [port]

 

Site do artista

 

No Acervo VB
Comentários