Copacul lui Gagarin

2016
Mona Vatamanu & Florin Tudor
publicado em 02.10.2017
última atualização 02.10.2017

Nossa intenção era a de trabalhar com Ovidiu Tichindeleanu e filmar algum material, uma entrevista com ele com foco na descolonização. Em algum momento, ao pesquisar em de materiais sobre arquitetura modernista e sua história, encontramos o Centro para Jovens Gagarin, em Chisinau, e decidimos começar o filme nesse local, porque ele apontava de alguma...


Leia mais +

Nossa intenção era a de trabalhar com Ovidiu Tichindeleanu e filmar algum material, uma entrevista com ele com foco na descolonização. Em algum momento, ao pesquisar em de materiais sobre arquitetura modernista e sua história, encontramos o Centro para Jovens Gagarin, em Chisinau, e decidimos começar o filme nesse local, porque ele apontava de alguma forma para um horizonte utópico. Tentamos não impor um quadro social preconcebido ao espectador, nossa prática artística consiste em pesquisa, observação, reflexão sobre o material e os elementos poéticos da realidade. Esta peça está relacionada à nossa pesquisa sobre a arquitetura modernista brutalista e as ideias que estavam na base da concepção dessas construções, um caminho que parte significativa da nossa prática acompanha.

 

Mona Vatamanu & Florin Tudor​ em depoimento a PLATAFORM:VB (Agosto 2017)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Copacul lui Gagarin2017 | Vídeo, 22' 50"
Mona Vatamanu & Florin Tudor

Ações VB
20º Festival
Outras conexões

As referências que pensávamos surgiram dessa discussão com Ovidiu Tichindeleanu sobre questões relacionadas com a história cultural do pós-comunismo, o pensamento descolonialista, e foram relacionadas às teorias astronáuticas de Konstatina Tsiolkowsky e ao sonho cosmonáutico personificado por Yuri Gagarin.

No Acervo VB
Comentários