Meu curta-metragem, Mondial 2010 (Teddy Award de Melhor Filme de 2014, em Berlim) é um filme de viagem que segue um casal homossexual libanês em uma viagem a Ramallah que é impossível na vida real, visto que Líbano e Israel são estados inimigos. Este formato "huis clos" [entre quatro paredes] solto de um casal encerrado dentro de um...
- Dados técnicos
Beit El Baher, 2016 | Vídeo, 75'
Roy Dib
- Ações VB
- 20º Festival
- Outras conexões
O filme foi filmado em uma casa de praia projetada e construída pelo arquiteto iraquiano Rifaat Chadirji em Halet, uma aldeia ao norte do Líbano. "Rifat Chadirji nasceu em 6 de dezembro de 1926 em Bagdá. Ele é considerado um dos principais arquitetos iraquianos do século XX. Chadirji impregnou seu trabalho com uma profunda compreensão das raízes da autêntica expressão regional, bem como uma verdadeira apreciação do modernismo e seus princípios. Chadirji demonstrou uma capacidade única para a síntese de forma e função que traduz expressões arquitetônicas tradicionais em expressões contemporâneas".
Acredito que os experimentos essenciais de Chadirji em fundir o moderno e o tradicional e experimentar com os efeitos de novas técnicas sobre o último permanecem relevantes até hoje. A produção atual do espaço parece ter saltado sobre o que Chadirji estava tentando resolver. Seus ícones foram danificados ou demolidos em vez de estudados, e vejo isso como uma oportunidade para explorar um desses ícones restantes no cinema. Creio que a vivacidade de um ícone vem de seu uso como ferramenta – não apenas como um lembrete – e, ao explorar a casa de praia de Chadirji neste projeto, espero prestar homenagem a um arquiteto que se recusou a simplesmente adotar formas do passado e buscou criar uma linguagem para o seu tempo.
Sobre as pinturas e esculturas
A casa, no contexto do filme, foi herdada do pai pelas duas irmãs. Não vemos o pai no filme, mas a partir dos elementos da casa e do modo como as meninas falam sobre ele, ficamos sabendo que ele era um intelectual que amava a arte e estava muito perto de alguns artistas e intelectuais de sua geração, que costumavam visitá-lo na casa. As pinturas na parede e as esculturas são, supostamente, parte da coleção do pai. Eles são os vestígios dele e as testemunhas da história dessa casa.
Pinturas cortesia de Abraham Karabajakian e Roger Akoury
Blue sun (1990) Helen Khal
Baroque (1970) Shafic Abboud
Instantanée (1970) Shafic Abboud
Appolo (1976) Saliba Douaihy
Untitled (1976) Saliba Douaihy
Landscape (1983–1984) Etel Adnan
Fotografia cortesia da Galeria Tanit, Beirute - Naila Kettaneh-Kunigk
Sherihane (1987) Fouad Elkoury
Esculturas cortesia da Agial Gallery, Beirute - Saleh Barakat
Brass, da série Dual (1985–1987) Saloua Raouda Choucair
Brass, da série Module (1978–1980) Saloua Raouda Choucair
Resin (1971) Michel Basbous
Travertino persiano rosso (1976) Alfred Basbous