Alegoria

2012
Coletivo Madeirista
publicado em 19.05.2013
última atualização 17.12.2014

"A partir de uma filmagem documental realizada no ano de 2010, durante o desfile de carnaval da Escola de Samba Rádio Farol, na cidade de Porto Velho, Rondônia, percebemos a possibilidade de utilizar parte do material captado em um trabalho experimental. Ao mexer casualmente no ajuste do foco da câmera, nos demos conta de que poderíamos aproveitar futuramente...


Leia mais +

"A partir de uma filmagem documental realizada no ano de 2010, durante o desfile de carnaval da Escola de Samba Rádio Farol, na cidade de Porto Velho, Rondônia, percebemos a possibilidade de utilizar parte do material captado em um trabalho experimental. Ao mexer casualmente no ajuste do foco da câmera, nos demos conta de que poderíamos aproveitar futuramente tais imagens para compor um único plano-sequência.

Na ocasião, como haviam vários outros projetos em andamento, além do próprio documentário, guardamos o material em nosso banco de dados para revê-lo de quando em quando, imaginando possíveis conceitos. Dois anos depois, de modo casual, nos deparamos com uma música que estava em domínio público [archive.org]. Nesse momento, tivemos um insight e fizemos a montagem em um único dia.

Durante a edição suprimimos o samba-enredo, que fazia parte da trilha originalmente captada, e utilizamos apenas as imagens. Evitamos efeitos de transição com uma montagem em corte seco, e tentamos não cair no lugar comum da abordagem audiovisual geralmente associada a esse ritmo folclórico. Essa decisão nos possibilitou uma estética diferenciada, tanto imagética quanto musical.

Quando nos juntamos para pensar e compor esse trabalho, procuramos um resultado que expressasse o coletivo. Tentamos agregar a contribuição de cada um, com seu próprio tempero, em uma construção dialógica a partir das alegorias possíveis."


Coletivo Madeirista em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Alegoria (2012) | Coletivo Madeirista
Vídeo | 3’33”, estéreo, cor, 16 : 9, loop

Alegoria (2012) 

Depoimento Coletivo Madeirista | 18º Festival

Integrante do Coletivo Madeirista, Joéser Alvarez remonta à origem do nome do grupo, criado partir de um manifesto assinado por seus integrantes na década de 1990, para o qual o rio Madeira, que banha a cidade de Porto Velho, serviu de inspiração

Ações VB
18º Festival
Outras conexões

"A narrativa esotérica sobre formas espirituais ovóides na obra A Erva do Diabo de Carlos Castañeda, alguns resquícios de nossas próprias crises existenciais, o binômio realidade-ficção, os universos paralelos da física quântica, a esquizoanálise...", são referências importantes para o Coletivo Madeirista.

No Acervo VB
Comentários