VT Acidentado: PQ? / PN!

1988
Rosana Almeida
publicado em 24.01.2017
última atualização 24.01.2017

VT Acidentado: PQ?/PN! teve seu título inspirado num vídeo de autoria de Walter Silveira e Tadeu Jungle intitulado VT Preparado: AC/JC. A ideia para o nosso trabalho, no entanto, surgiu a partir de um artigo do hoje falecido jornalista Paulo Francis em que ele declarava que não existia cultura na Bahia. A pesquisa se resumiu a assistir a algumas produções em...


Leia mais +

VT Acidentado: PQ?/PN! teve seu título inspirado num vídeo de autoria de Walter Silveira e Tadeu Jungle intitulado VT Preparado: AC/JC. A ideia para o nosso trabalho, no entanto, surgiu a partir de um artigo do hoje falecido jornalista Paulo Francis em que ele declarava que não existia cultura na Bahia. A pesquisa se resumiu a assistir a algumas produções em vídeo que então se realizavam no Brasil e eram exibidas em festivais como o Videobrasil. Estas eram primordialmente de cunho experimental e concentravam-se no eixo Rio–São Paulo–Belo Horizonte.

 

Esse foi um dos trabalhos iniciais, realizado na “cara e coragem” e contando com pouquíssimos recursos, e que também não tinha grandes preocupações estéticas nem com uma pesquisa ou desenvolvimento de uma linguagem videográfica.

 

VT Acidentado expressa uma bem-humorada indignação com o fato de o Nordeste brasileiro ser visto como “nulidade” pelo Sudeste de maneira geral e por uma parte de suas cabeças pensantes; chegam ao cúmulo de desprezar nossa riquíssima cultura, como se fosse apenas constituída dos produtos para consumo nos templos artístico-culturais dos grandes centros mundiais. E assim como o Brasil é periférico para Nova York, por exemplo, o Nordeste também o é para São Paulo.

 

Rosana Almeida Salvador ​em depoimento à PLATAFORMA: VB (Novembro 2016)


Reduzir texto -
Dados técnicos

VT Acidentado: PQ? / PN!, 1988 | Vídeo, 23’38"
Rosana Almeida

Ações VB
06º Festival
Vídeo como dispositivo de escuta
Outras conexões

Não tivemos muitas referências que contribuíssem diretamente para a realização do trabalho. Este surgiu de um ímpeto e se construiu de maneira intuitiva. A única referência talvez tenha sido a vontade de “dizer alguma coisa”, já que me criei assistindo a Luis Buñuel, Glauber, Truffaut, Godard, essa galera.

No Acervo VB
Comentários