“Comecei a desenvolver a exposição Oo quando o curador do pavilhão da Lituânia-Chipre da 55ª Bienal de Veneza, Raimundas Malasauskas, me pediu para imaginar uma arquitetura para a luz. Respondi que poderia ser um saco plástico transparente flutuando no ar. A partir daí, perdemos a sequência de nosso raciocínio, que mais...
- Dados técnicos
Oo, a preview, 2013 | Vídeo, 3’30”
Viktorija Rybakova
- Ações VB
- 19º Festival
- Outras conexões
“A parte técnica do livro foi inspirada por objetos do século XIX — livros que representavam a cultura de salão, álbuns de recordações e materiais impressos criados para dar prazer a escritores e artistas, para dar aos textos uma aparência estética. Diversos componentes do livro foram criados seguindo o padrão de encadernação de biblioteca. O título é impresso em relevo em letras douradas, a lombada é feita de material plástico e as folhas de guarda são decoradas num padrão exclusivo.
O padrão das folhas de guarda nasceu quando descobri os azulejos criados pelo monge dominicano Sébastien Truchet. Ele foi um dos primeiros a estudar os padrões árabes codificados da antiguidade e padrões irregulares. Inspirando-se nos árabes, Truchet inventou um método simples que permite criar variações infinitas de padrões usando uma grade de quadrados e um azulejo dividido em dois triângulos de cores contrastantes. Não importando a posição em que coloque os azulejos, você estará dentro de um sistema e poderá inventar seu próprio destino, seus próprios códigos. Outro cientista, Cyril Stanley Smith, fez o mesmo usando o método de Truchet e um quarto de círculo. Só que ao invés de usar a diagonal de Truchet ele usou o quarto de círculo para estudar a estrutura dos cristais. Smith escreveu The tiling patterns of Sebastien Truchet and the topology of structural hierarchy (Os padrões de azulejos de Sebastien Truchet e a topologia da hierarquia estrutural) e posteriormente inventou a fissão nuclear, tendo sido um dos primeiros cientistas por trás do Projeto Manhattan (primeira bomba atômica). Usei a técnica de Smith para criar padrões com um quarto e meio de círculo. Este azulejo, foi colocado aleatoriamente na grade, gerando a imagem de oO”.
- Anexos
Depoimento de Jonas Zakaitis sobre o pavilhão da Lituânia-Chipre da 55ª Bienal de Veneza (2013). [eng]
Truchet Tilings Revisited, por Robert J. Krawczyk (College of Architecture, Illinois Institute of Technology). [eng]