"Vejo este trabalho como parte de uma investigação maior sobre a relação entre estética e política. Também o vejo como parte de uma série recente de trabalhos sobre a história de Porto Rico desde que se tornou território dos Estados Unidos, em 1898. Reanalisando a história de Porto Rico desde a invasão dos...
- Dados técnicos
None of the Above, 2013 | Instalação
Monica Rodriguez
- Ações VB
- 19º Festival
- Outras conexões
"Os movimentos artísticos que surgiram no mundo durante as décadas de 1960 e 70 contribuíram diretamente para minha prática artística, principalmente as obras e teorias da Arte Conceitual Latino-Americana. Este trabalho contesta o conceito de arte enquanto entidade transcendente, independente e formalista sem função social a desempenhar. Ao contrário, ele afirma que a arte pode ser usada como instrumento de mudança social e política. Os artistas conceituais latino-americanos estenderam a crítica às instituições e práticas artísticas a uma análise de questões políticas e sociais, por meio de seu compromisso de relacionar os modos de produção artística a formas dissidentes de intervenção política. Ao organizar eventos que transformaram arte em ação política, eles transferiram o foco da preocupação estética para o contexto social específico no qual uma obra de arte deve operar. Foi nas obras e teorias da Arte Conceitual Latino-Americana que descobri o potencial da arte como ferramenta política revolucionária.
As análises que a teoria pós-colonial faz dos legados culturais do colonialismo e do imperialismo, das consequências da exploração econômica do povo nativo e de sua terra também foram referências para a criação deste trabalho."