"Fire-Followers é o resultado de anos de interesse na maneira como a arte contemporânea é recebida por espectadores não envolvidos profissionalmente com arte. Em 2010 e 2011, fiz uma série de entrevistas sobre a compreensão da arte contemporânea e alguns de meus trabalhos da época também lidavam com a questão da mediação de significados, como The Art Translation Agency, Explaining the Art Exhibition e I Don't Understand. Este trabalho foi criado com base em minha pesquisa, observações e reflexões sobre o papel que a arte desempenha na vida de um espectador não profissional.
O filme é uma história sobre pessoas que têm medo da arte, sobre o desconforto que um grupo de pessoas sente em relação à arte. É um caso corriqueiro em que as pessoas sentem-se ultrajadas por uma obra de arte, gerando um grande debate e em alguns casos até exigindo o fechamento da exposição. Meu trabalho é uma reflexão sobre essas situações. É uma tentativa de analisar de onde vêm o medo e a raiva e aonde eles podem levar.
O importante para mim é a ansiedade e o desconforto visual. Tentei criar esse efeito tanto pela forma como a história é contada quanto pela forma como a imagem é criada. Tentei fazer com que o filme transmitisse formalmente as emoções despertadas pela história. As observações e os encontros são filmados de um modo cheio de medo, para que o espectador se sinta tão cheio de incerteza e nervosismo quanto os personagens. Também atentei para criar uma história aberta a várias interpretações diferentes da oficial, que forneço na descrição do filme. Eu queria que o trabalho fosse um conto de fadas que pudesse ganhar novos significados cada vez que fosse lido em diferentes contextos, por pessoas com histórias diferentes da minha.
Fire-Followers é o primeiro vídeo narrativo de longa metragem que fiz. Ao produzi-lo, descobri novas possibilidades, como por exemplo a de transmitir mensagens muito mais amplas e complexas. O vídeo explora os mesmos campos temáticos de muitos de meus trabalhos anteriores, mas introduz a narração de uma história, algo novo para mim. Depois de Fire-Followers produzi mais três vídeos contando histórias (The Offence, 2013, The Soup, 2014 e The Tower, 2015). No momento, estou produzindo um novo vídeo, que lançarei em abril de 2016."
Karolina Bregula em depoimento à PLATAFORMA:VB (julho 2015)