Escultura Abstracta

2014
​Iosu Aramburu
publicado em 21.09.2015
última atualização 02.10.2015

“Este trabalho consiste em um padrão que é uma cópia de um tijolo decorativo vendido por uma companhia peruana nas décadas de sessenta e setenta. Os tijolos originais eram geralmente usados numa parede protetora ao redor das casas nos bairros de classe média da cidade em meados do século 20. Sempre fui fascinado pelo desenho desses tijolos, e...


Leia mais +

“Este trabalho consiste em um padrão que é uma cópia de um tijolo decorativo vendido por uma companhia peruana nas décadas de sessenta e setenta. Os tijolos originais eram geralmente usados numa parede protetora ao redor das casas nos bairros de classe média da cidade em meados do século 20. Sempre fui fascinado pelo desenho desses tijolos, e vários padrões diferentes construídos com eles naquela época estão hoje espalhados por toda a cidade.

O trabalho reflete um período importante da história recente do Peru (e da América Latina), no qual acreditava-se que a promessa de tempos modernos traria progresso às pessoas comuns. Essas ideias políticas se repetiram durante o século passado e minha pesquisa gira em torno delas e de como a arquitetura moderna na América Latina esteve associada a uma promessa política de progresso que nunca foi cumprida de fato. Em meu trabalho eu analiso essa promessa, trazendo aquelas ideias ao contexto atual.

Em Escultura Abstracta, o material e o tamanho isolam a obra de sua referência arquitetônica, abrindo-a para diversas leituras diferentes. O tijolo original era de concreto, ao passo que a réplica é de espuma de poliuretano, portanto é extremamente leve e muito mais frágil. Assim, esta não é mais só uma obra arquitetônica; é também uma obra abstrata”.


Iosu Aramburu em depoimento à PLATAFORMA:VB (julho 2015)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Escultura Abstracta, 2014 | Escultura
Iosu Aramburu

Ações VB
19º Festival
Outras conexões

“A principal referência para o trabalho é o padrão original. Há algumas referências secundárias, como Tilted Arc de Richard Serra e as treliças pré-hispânicas encontradas no sítio arqueológico de Chan Chan, no norte do Peru.


Uma boa referência sobre o caso peruano é o livro de Sharif S. Kahatt, Utopías construídas. Uma referência mais ampla sobre a América Latina pode ser encontrada nos catálogos de duas exposições do MoMA sobre a arquitetura do século 20 da América Latina: a exposição de 1955 de Henry-Russell Hitchcock, Latin American Architecture since 1945, e a recente Latin America in Construction."

Anexos

Texto da curadora Florencia Portocarrero sobre a exposição de Iosu Aramburu, Abstract Art (Galería L’Imaginaire, Miraflores, Lima, 2014). [eng]

Comentários