Waiting Search (End to Time)

2013
Daniel Monroy Cuevas
publicado em 03.10.2015
última atualização 21.09.2015

"Waiting search foi realizada no Museu de Arte Oriental de Turim, na Itália. Eu queria projetar minha visão deste museu histórico, deste espaço, e também discutir o significado de se armazenar e expor essas esculturas e objetos longe do lugar onde foram criadas. Porém, mais do que a Arte Oriental, a inspiração para esta obra foi...


Leia mais +

"Waiting search foi realizada no Museu de Arte Oriental de Turim, na Itália. Eu queria projetar minha visão deste museu histórico, deste espaço, e também discutir o significado de se armazenar e expor essas esculturas e objetos longe do lugar onde foram criadas. Porém, mais do que a Arte Oriental, a inspiração para esta obra foi aquele museu em particular, e o que um museu representa, a ideia de preservar o passado. 

O trabalho brinca com a linguagem do documentário. Uma série de holofotes revela áreas isoladas do interior escuro do museu, como em uma expedição subterrânea. Eu estava interessado no modo como a intersecção entre o ‘real’ documentado e a ficção se manifestam na minha pós-produção, na qual recombino a obra originalmente registrada, que atua literalmente dobrando o tempo sobre si mesmo. Com o objetivo de produzir um evento semifictício que gera uma experiência de documentário, o projeto utiliza a arquitetura e os objetos históricos que ela contém como meios para revelar a mitologização que é consequência inerente ao processo de canonização da arte e da história. Esta obra trata da fragmentação da história. 

De certo modo, a pesquisa para o trabalho se transformou no trabalho em si, que foi concebido como uma busca em tempo real. Durante meu processo criativo, tentei criar uma relação complexa entre luz e tempo, lidando com um espaço de intersecção onde esses dois elementos estão em conflito. Em meu trabalho está presente a ideia de uma projeção de luz que revele o espaço e se torne ela própria uma imagem, uma imagem dentro da imagem em movimento do vídeo. Para manifestar esta premissa, o vídeo sugere e apresenta uma leitura visual do espaço, sempre fragmentado." 


Daniel Monroy Cuevas em depoimento a PLATAFORM:VB (julho 2015)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Waiting Search (End to Time), 2013 | Vídeo, 8’
Daniel Monroy Cuevas

A Trip to the Moon / Le Voyage dans la lune (1902) | George Méliès

O cineasta George Méliès foi uma referência para o artista 

 

The Man with the Movie Camera (1929) | Dziga Vertov

O diretor Dziga Vertov foi uma referência para o artista 
 

Splitting (1974) | Gordon Matta-Clark

O artista Gordon Matta-Clark foi uma referência para Daniel Monroy Cuevas
 

 

Ações VB
19º Festival
Outras conexões

"O cinema e sua história, de George Méliès a Dziga Vertov, foram referências que nortearam a criação deste trabalho. Também existe uma conexão com os artistas que trabalham com luz, principalmente os filmes de Gordon Matta-Clark, onde ele abre espaços na arquitetura, e a luz penetra nestes espaços de maneiras incomuns. Outra referência foram as instalações cinematográficas com linhas de luz de Anthony McCall."


Exposição da obra em Turim (Museu de Arte Oriental de Turim, 2012) [it]

Anexos

Artissima Lido in “A Waiting Search”, artigo sobre Waiting Search (blog Torino + Piemonte/ Contemporary Art, 2012) [it]

Waiting Search, de Ana Maria Sanchez Sordo. [eng]

Comentários