My Father

2010
Basir Mahmood
publicado em 15.05.2013
última atualização 07.01.2015

"Quando nasci, meu pai tinha 45 anos e, à medida que eu crescia e ficava mais forte, via ele ficar mais velho e mais fraco. My Father é expressão de uma impressão muito pessoal da relação com meu pai.

O vídeo mostra um velho tentando colocar uma linha numa agulha: uma tarefa simples, mas não para um velho. No decorrer do vídeo,...


Leia mais +

"Quando nasci, meu pai tinha 45 anos e, à medida que eu crescia e ficava mais forte, via ele ficar mais velho e mais fraco. My Father é expressão de uma impressão muito pessoal da relação com meu pai.

O vídeo mostra um velho tentando colocar uma linha numa agulha: uma tarefa simples, mas não para um velho. No decorrer do vídeo, ele tenta e tenta realizar o ato, mas não consegue.

Optei deliberadamente por usar uma tela pequena ao filmar a tentativa de colocar a linha na agulha: o tamanho diminuto da agulha reforça a intensidade de uma ação que pareceria corriqueira e, portanto, insignificante. A sua repetição é guiada apenas pela vaidade da esperança.

A linha representa as lutas do dia-a-dia. Lutas que geralmente vemos como triviais, mas que são lutas importantes e de grande valor quando colocadas no contexto do tempo e da mortalidade. A agulha representa a deterioração gradual das habilidades humanas com a idade e a maneira como até mesmo as faculdades da esperança e da determinação se dissolvem no crepúsculo da vida."


Basir Mahmood em depoimento à PLATAFORMA:VB (outubro 2013)


Reduzir texto -
Dados técnicos

My Father (2010) | Basir Mahmood
Vídeo | 2’10”, sem som, cor, 4 : 3, loop

Excerto da obra My Father (2010)

Depoimento Basir Mahmood | 18º Festival

Filho temporão, Basir relata a experiência de viver em dois tempos simultâneos: O seu próprio, de crescimento e juventude, e o dos pais, de envelhecimento e enfraquecimento

Ações VB
18º Festival
Outras conexões

Os vídeos Manmade (2010) e Lunda Bazaar (Secondhand Clothing Market) (2010) foram desenvolvidos pelo artista na mesma época que My Father.

Anexos

My Father, por Rosie Hays (The 7th Asia Pacific Triennial of Contemporary Art, Queensland Art Gallery, Australia, 2012) [eng]

Comentários