“Na Tailândia, entre o final de 2013 e maio de 2014, houve um enorme protesto contra o governo eleito em 2011. Os manifestantes afirmavam que o governo era corrupto e, por essa razão, bloquearam as principais ruas de Bangcoc por meses. A greve ficou conhecida como "Shutdown Bangkok".
Mesmo após o governo dissolver o parlamento e realizar novas eleições, os manifestantes continuaram insatisfeitos. Eles acreditavam que a eleição em si poderia ser uma das causas da corrupção e, portanto, se opunham a ela.
Tentei esclarecer minhas questões me juntando ao protesto e ouvindo seus líderes, que diziam ser boas pessoas porque eram budistas e amavam sua nação e seu rei. Eles só queriam bons políticos, uma política honesta e um país pacífico, mas não por através de eleições, não pela voz do povo, afirmavam.
Esta situação política era muito interessante e decidi registrá-la num documentário em vídeo. Comecei fazendo algumas perguntas sobre os manifestantes. Quais eram suas crenças políticas? Por que eram contra as eleições? E, já que eram contrários a elas, que tipo de sistema político eles queriam?
Para mim, suas crenças políticas eram um pouco idealistas e me lembravam as crenças do budismo. A cosmologia budista é composta por três mundos e também é chamada de "Tribhumi" (Tri significa três e bhumi significa mundo ou terra), o que significa que o mundo humano fica entre o céu e o inferno. Segundo essa filosofia, se for uma boa pessoa, quando morrer, você vai para o céu. Por outro lado, se for uma má pessoa, você vai para o inferno. A crença budista no Tribhumi surgiu na Índia Antiga e se espalhou para o Sudeste e Leste Asiáticos.
A Tailândia possui três pilares. O primeiro é a Nação, o segundo é a Religião (principalmente o budismo) e o terceiro é a Monarquia. Os manifestantes que saem às ruas acreditam estar protegendo esses pilares centrais. Isso quer dizer que eles acham que estão protegendo a Tailândia da corrupção e preservando a monarquia constitucional. Eles achavam que estavam fazendo o certo por seu país, que eram boas pessoas e que iriam para o céu por isso. Portanto, no fim das contas, eles eram nacionalistas, de certa forma.
Pesquisei a influência da crença Tribhumi e descobri que ela também aparece na pintura e arquitetura tradicional tailandesa. A arquitetura tradicional tailandesa copia o paraíso para estabelecer uma conexão com o mundo humano. Essa arquitetura inclui os pagodes, palácios e crematórios e os arquitetos desenvolveram a arquitetura modernos com base na tradicional, incorporando a forma do triângulo. Hoje em dia, muitas construções, como centros culturais, parlamentos e prefeituras possuem telhados triangulares. Diz-se que esses prédios possuem identidade tailandesa, mas na verdade são edifícios nacionalistas.
Tudo isto é relatado em Myth of Modernity, que é uma combinação de documentário e ficção, estranha e fantástica. Eu chamo este gênero de “realismo mágico”, pois não se trata totalmente de fantasia, já que se baseia na realidade.”
Chulayarnnon Siriphol em depoimento à PLATAFORMA:VB (julho 2015)