Untitled (Zimbabwean Queen of Rave)

2005
Dan Halter
publicado em 05.08.2014
última atualização 28.08.2014

"Sou filho de imigrantes suíços de primeira e segunda geração e nasci no país que hoje é chamado Zimbábue. Não escolhi fazer parte de uma minoria de brancos privilegiados num país africano prestes a sofrer mudanças radicais. Minha história é cheia de problemas. Questões de direitos raciais e...


Leia mais +

"Sou filho de imigrantes suíços de primeira e segunda geração e nasci no país que hoje é chamado Zimbábue. Não escolhi fazer parte de uma minoria de brancos privilegiados num país africano prestes a sofrer mudanças radicais. Minha história é cheia de problemas. Questões de direitos raciais e vantagens sobre a maioria local não tinham e não têm solução e constituem um desafio ético e moral. As raízes da minha família eram frágeis e não éramos nem mesmo brancos típicos. Venho lidando com isto a vida toda. Mas isso me dá todos os elementos para uma história interessante que me sinto compelido a contar, não importando se minha voz será considerada legítima.

As imagens de protestos em Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) são da África do Sul na época do apartheid. A bricolagem vista nos objetos culturais do sul geopolítico é específica a estas regiões e localiza estes objetos como originários delas. A reciclagem de materiais também desempenha um papel importante e é um processo que precede a tendência atual nas regiões mais desenvolvidas do mundo. É uma necessidade que nasceu da pobreza da região, resultado de um legado de exploração por países mais desenvolvidos.

Estas estratégias visuais foram uma inspiração para mim. Esta abordagem com a ‘mão na massa’, do faça-você-mesmo, aliada a habilidades que foram substituídas pela tecnologia nos países mais desenvolvidos, fortalece o indivíduo e é sustentável a longo prazo. Gosto de trabalhar utilizando a abundância do trabalho humano de maneira conceitual. Baixa tecnologia versus alta tecnologia.

Eu gosto da ideia de reciclar imagens e materiais, retrabalhando-os e dando a eles um novo sopro de vida. No caso de Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) as imagens para descrever minha realidade subjetiva não existiam. Assim, para recriar aquela experiência, combinei imagens existentes de eventos semelhantes na forma de uma montagem. Certos materiais ressoam comigo, geralmente materiais baratos encontrados em todos os lugares e que contam uma história. Há um aspecto comum a todos os meus processos de criação artística, semelhante a um DJ que remixa artefatos culturais."

Dan Halter em depoimento à PLATAFORMA:VB (agosto 2014)


Reduzir texto -
Dados técnicos

Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) (2005) | Dan Halter

Vídeo | 3'48"

Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) (2005)

Depoimento Dan Halter | 17º Festival

Depoimento João Laia | Memórias Inapagáveis, 2014

O escritor e curador João Laia comenta Untitled (Zimbabwean Queen of Rave)(2005)

SOUTH AFRICA PROTESTS – CIVIL RIGHTS

Material de arquivo mostra protestos contra o apartheid na África do Sul nos anos 1960

Ações VB
16º Festival
Memórias Inapagáveis
São tempos sombrios para os sonhadores
Outras conexões

"Alguns trabalhos de outros artistas tiveram uma influência sobre minhas obras. A série Rifugiato Mappa del Mondo baseou-se numa série parecida criada por Alighiero Boetti.


Da mesma forma, Monochrome Till Receipt (White) e Monochrome Till Receipt (Black) foram influenciados por Monochrome Till Receipt (White), de Ceal Floyer.

 

Minha instalação Ears of the Hippo foi inspirada nos artistas Fischli e Weiss. E outros artistas que admiro são Santiago Sierra, Joseph Kosuth e os escritos de Jorge Luis Borges."

Anexos

Pesquisa sobre design de baixo custo realizada por Daniele Pario Perra. A pesquisa desdobrou-se em duas publicações (Low Cost Design vols. 1 e 2) e uma exposição itinerante, composta por mais de 500 trabalhos coletados no mundo todo e um acervo de 8 mil imagens. [eng]

Comentários